Ao Acaso
1. Pegue no livro que estiver mais perto de si.
2. Abra-o na página 31.
3. Sublinhe a lápis a primeira frase completa que encontrar.
4. Publique-a no seu blog, juntamente com estas instruções (faça-o nos comentários deste postalhito, se não possuir o seu próprio weblog).
Encontrei na
Duende que encontrou no
Canto do Melro que o encontrou no
Substracto que, por sua vez, o encontrou em
Caterina.net.
* * * * *
Como eu não tinha nenhum livro ao meu lado, esperei chegar a casa para ir direitinha á minha escrevaninha, que agora faz de mesinha de cabeceira para pegar no livro que está lá para ser lido há algum tempo: «Um Rio chamado Tempo, Uma Casa chamada Terra» do Mia Couto.
A 1ª frase completa da 31ª página é esta:
"
Entramos, nos respeitos."
Simples mas arrepiante! Para mim, claro! Faz todo o sentido!
Não fiquei satisfeita e por curiosidade, só por mera curiosidade, fui fazer o mesmo ao ultimo livro que li e amei: «Timbuktu» do Paul Auster...
"Não havia anúncios para isso na tv, a cores ou a preto e branco, qualquer que fosse o tipo de aparelho que tivesse.»
... continuei sem fala, mas cheia de curiosidade e para terminar (juro que não abri + livro nehum), espreitei aquele livro que estava debaixo do livro do Mia Couto!
Um livro que o meu irmão palhaço-da-mesa-que-a-tia-ja-disse-o-nome me emprestou, há mais de um ano, com uma eufórica alegria porque achou que eu ia amar...
Simplesmente não o consigo ler, e não consigo explicar porquê!!!
«O Sorriso ao Pé da Escada» de Henry Miller.
Eis o resultado:
"Assim, ali sentado, invadido pelas recordações de milhares de outras noites diante do espelho, começou a compreender que esta vida separada de tudo, esta vida que ciumentamente defendera como sua propriedade exclusiva, esta secreta existência que supostamente preservava a sua identidade, de forma alguma era vida, nada era de facto, nem mesmo a sombra de uma vida."
Pois!
Não me peçam explicações porque não vou saber justificar-me...
***
# publicado por
Cristina em
4/16/2004 11:07:00 da tarde